Adquiriu um imóvel ocupado? Saiba o que fazer
Arrematou um imóvel em um leilão e ele está ocupado? Saiba que isso não deve ser o motivo de preocupação. Nesse momento, vale ter atenção quanto ao procedimento e as etapas que deve seguir.
Para a realização de bons negócios no segmento, a Pestana Leilões apresenta nesse artigo algumas particularidades sobre imóveis vendidos em leilão e sugestões de ações quando arrematar bens na situação "ocupado".
Primeiramente, é importante considerar que a maioria dos imóveis a venda em leilão estão ocupados. Essa informação é encontrada no edital e no detalhe do bem, no site, nas observações do imóvel.
Conhecer as regras do leilão é um passo primordial para definir se o negócio atende às expectativas. Em leilão os bens são vendidos no estado em que se encontram, é de responsabilidade do arrematante tomar as medidas e as providências necessárias referente a melhorias e à desocupação do imóvel.
Uma das maneiras mais eficazes nesses casos de ocupação, segundo relatos recebidos dos nossos clientes, é realizar uma negociação amigável com o ocupante do imóvel.
Caso essa alternativa não resolva, o arrematante estará amparado pelo artigo 30 da Lei n° 9.514/97 (Alienação Fiduciária em Garantia), que estabelece a possibilidade do mesmo pedir uma medida liminar para desocupação do imóvel em 60 dias.
Sendo assim, aos arrematantes de imóveis identificados pela sigla “AF” (Alienação Fiduciária), que se encontrem ocupados por devedores fiduciantes, existe a possibilidade de buscarem esse recurso. Ciente de que todas as providências e encargos necessários à efetiva desocupação do imóvel será por sua conta.
Vale lembrar que o prazo de desocupação pode variar de acordo com alguns fatores, como: o momento do arremate, o tempo de transferência do registro do imóvel, a entrada com a ação judicial, o tipo do leilão, entre outros. Consideramos muito importante ter agilidade na tomada de decisões e dar o primeiro passo para a desocupação logo após o arremate do imóvel.
Clique aqui e conheça as opções de imóveis disponíveis para leilão.